Fechar [X]

OS MODERNOS E OS CICLOS DE CÓPIA

 False

Por Filipe Maia

Curtir

17/05/2017

Chega a ser engraçado. Você vai em um pico e vê um monte de gente andando igual. Toda molecada vestida com as mesmas roupas e dando as mesmas manobras. Hoje em dia, há quem diga que essa galera da moda atual são os "modernos", se referindo à escolha que esses moleques fizeram pra se inspirarem. Se você ainda está perdido, vou te dar uma breve explicação sobre essa "modernidade" que tanto falam: calças baggy porém aparecendo a meia, touca no calor, shape de formato diferente, trucks 149, manobras de no comply e por aí vai.

Se você tem um pouco de memória, vai parar aqui e perguntar: "Ué, Filipe, mas esse estilo não estava acontecendo no fim dos anos 80? Então por que, raios, essa molecada é chamada de moderna?". Taí algo que também não sei. Mas sei que o skate é cíclico e é nisso que a gente tem que focar.

Pra você que fica puto porque alguém segue uma tendência nova, relaxa um pouco e curte sua onda. Na época em que a DGK surgiu, por exemplo, todo mundo por aqui era gangueiro. Quando os vídeos da Zero e da Foundation eram os principais, muita gente arriscou a calça apertada e a camiseta do Freddy Kruger na sessão. Isso sem falar nos anos 90 onde todo mundo copiava o Guy Mariano e o Eric Koston. Então, provavelmente, você que critica também é um seguidor de alguma tendência nesse espaço-tempo skatístico!

Tudo é uma questão de quem está lançando moda e do quanto essa pessoa anda de skate. As calças mostrando a meia, por exemplo, jamais iam ser tão famosas se o Dylan Rieder não andasse tudo o que andou. Então não se engane ao pensar que essas modas são a toa, já que os ídolos carregam em si uma capacidade de serem copiados por seus atos e, conseqüentemente, por seus estilos.

Não fique com vergonha se você copia alguém. Até os grandes nomes da arte mundial, um dia, copiaram de seus ídolos para chegarem em seus estilos que nós, olhando de fora, achamos originais, mas que na verdade são oriundos de uma gigante lista de influência, cópia e tentativa e erro. Se todas as bandas de metal copiaram o Black Sabbath, eles, por sua vez, queriam ser os Beatles! E os Beatles queriam fazer um som igual do Elvis e do Chuck Berry. Entendeu? Se você quer andar igual fulano, não se preocupe. Vá pegando o melhor de cada um até ter algo que seja só seu!

Então esse negócio de que em cada época uma moda domina e faz todo mundo ser/vestir/andar igual não é uma parada a toa e as pessoas que influenciaram cada geração andaram muito de skate e portanto mereceram ser lembrado e copiados pelas ruas mundo afora. Lembre-se também que as modas no skate são cíclicas e o que hoje é brega, amanhã pode ser tendência na sua quebrada. Que tal parar de reclamar e tentar ser alguém influente um dia?

Comece copiando :)

Dica: pra você que está sem criatividade, leia o livro do Austin Kleon chamado Roube Como um Artista. Uma das dicas que dei aqui, roubei desse livro. Mas aí a gente fala que "se inspirou" pra não ficar tão na cara. (Hehehe)

 
Mais posts desse blogueiro
Mais posts

Para acessar com a sua conta do Facebook, é necessário que você esteja cadastrado no site.

Já sou Cadastrado! Cadastre-se

Para acessar com a sua conta do Twitter, é necessário que você esteja cadastrado no site.

Já sou Cadastrado! Cadastre-se