Entrevista: Carlos de Andrade

Carlos de Andrade False

Por Marcos Hiroshi

Curtir

15/04/2010

Idade: 31 anos
Patrocínio: Vextor

Em sua mais recente passagem pela capital paulista, Carlos de Andrade visitou a CemporcentoSKATE, e passou uma agradável tarde com a galera redação onde tivemos a oportunidade de bater um papo com um dos principais ícones do skate brasileiro.

Carlos de Andrade foi o primeiro brasileiro da modalidade street a vencer uma etapa do Circuito Mundial WCS, no histórico Slam City Jam de 1996, que rolou em Vancouver no Canadá. Campeonato em que apareceu para o mundo, deixando para trás nomes como Ronnie Creager (2º lugar naquele ano) e Colin McKay (3º lugar).

Também foi o primeiro brasileiro à conquistar o título de Campeão Mundial de Street em 2000. Título que repetiu recentemente com a conquista em 2009 (veja notícia). Além destas importantes vitorias Carlos de Andrade é presença praticamente certa nas finais nas competições participa no Brasil e ao redor do mundo.

Após morar durante nove anos na Califórnia, onde construiu uma sólida carreira internacional de skatista profissional. Em 2006 voltou para sua cidade natal, Curitiba, que atualmente tem ganhado novos espaços para a prática do skate. Carlos de Andrade fala na entevista abaixo um pouco sobre estas novidades em Curitiba, como é dia a dia e planos para 2010.


Como esta a vida de skatista em Curitiba com a reformas de importantes pistas, como o Gaúcho e a Drop Dead Skate Park, além do surgimento de novas pistas, como a do Clube Santa Mônica?
Minha vida de skatista em Curitiba ta bem legal agora! Com as reformas das pistas do Gaúcho, da Drop, e mais uma pista nova do Clube Santa Mônica que é bem legal e moderna. Não falta lugar pra andar, e procurando bem acha lugares na rua também.

Como é o seu dia a dia em Curitiba? Você tem um cronograma de atividades?
Meu dia a dia aqui em Curitiba... Eu acordo, assisto um vídeo de skate para dar uma vontade à mais. Daí saio pra dar um rolê. Vou no (Jardim) Ambiental ou no Gaúcho primeiro para aquecer, depois mais a noite vou na pista fechada da Drop Dead. Essa é a minha rotina aqui em Curitiba.

Com grande experiência como skatista profissional, de que forma você mantêm o preparo físico e a manutenção do seu nível de skate?
Bom meu preparo fisico é bem simples. Tento andar de skate pelo menos três horas direto por dia. As vezes dou uma corrida no parque aqui perto de casa também, mas não passa muito disso. Tento me alimentar direito também. A manutenção do meu skate eu faço nos roles do dia a dia com a molecada da nova geração, nas viagens para fora do Brasil, e sempre acompanho as revistas e vídeos atuais também. E muitas vezes a evolução vem naturalmente.

Você me disse que em breve está partindo para o Estados Unidos para participar do Circuito Dew Tour. Vai ficar quanto tempo por lá? E além de participar destes campeonatos o que você faz entre uma etapa e outra?
Esse ano pretendo correr o Circuito da Dew Tour novamente. Começa em junho em Boston (EUA). Fico uns dias e logo depois dessa etapa eu retorno ao Brasil, porque tem um espaço muito grande entre uma etapa e outra. Dai voltarei aos “States” no fim do ano novamente pra correr as etapas finais do Dew.

Além de participar dos eventos nacionais, você tem algum projeto no Brasil com o seu patrocinador (Vextor)? Se sim, qual é?
No Brasil pretendo correr os eventos que eu puder, e fazer tour em território nacional com meu patrocinador Vextor, e sempre trabalhar para melhorar o skate no Brasil.

Como você enxerga o profissionalismo do skate hoje comparado a época em que você se profissionalizou?
Consigo ver o profissionalismo bem mais a sério nos dias de hoje. Na época em que eu me profissionalizei era bem mais difícil viver do skate no Brasil. O cenário mudou muito, e ainda esta evoluindo bastante, graças a todos que acreditam nessa evolução.

Alguma mensagem minha mensagem final?
Ame o que você faz que as coisas vão acontecer naturalmente. É isso ai. Muito skate e muita diversão. O skate é pra sempre! Skate for life! Valeu, muito obrigado a todos da CemporcentoSKATE e a todos que curtem meu rolê! Paz.

Notícias relacionadas
Mais notícias

Para acessar com a sua conta do Facebook, é necessário que você esteja cadastrado no site.

Já sou Cadastrado! Cadastre-se

Para acessar com a sua conta do Twitter, é necessário que você esteja cadastrado no site.

Já sou Cadastrado! Cadastre-se