Skate e confraternização no Torneio Paulistano de Street

Jeff, rockslide False

Por Ed Scander

Curtir

27/07/2010

Em clima de confraternização e nostalgia, aconteceu no último final de semana, dias 24 e 25 de julho, no CEU Perús, em São Paulo, o Torneio Paulistano de Street. Vários skatistas afastados das competições há anos e não encontravam velhos amigos dos tempos que participavam constantemente de campeonatos marcaram presença e aproveitaram para  matar as saudades.

Um exemplo foi o encontro de Rodrigo Martins atualmente residindo em Brasília/DF com Sandro Testinha de Poá/SP, amigos de longa data e distanciados pela vida. Testinha lembrou de boas épocas da sua juventude e surpreendeu Ed Scander, da Goforit Eventos, ao comentar que o último campeonato que disputou foi em Londrina/PR, realizado pelo Ed e que 16 anos depois, voltava a participar de uma competição e com o mesmo organizador.

Wilson Neguinho, lendário skatista profissional dos anos 80 e 90, voltou a competir depois de 8 anos e engrandeceu muito o torneio com seu carisma e estiloso modo de andar de skate. Outros skatistas que não participavam das etapas do Circuito SkateBanks nos últimos anos também estreavam nas categorias Old School, entre eles: Adriano Mi, Guilherme Rocha, Sandro Testinha, Luciano PT e até profissionais como Jailson Siqueira, Marcelo Alves, Eduardo Augusto, Marcelo Toscano e Wilson Neguinho enaltecendo o acontecimento além de elevar o nível técnico.

Entre os 60 presentes haviam skaters de Brasília/DF, Rio de Janeiro/RJ, Miguel Calmon/BA além das cidades paulista de Guarulhos, Cotia, S. José dos Campos, S. Paulo, Santo André, Salto, Mogi das Cruzes, S. Bernardo do Campo e Cajamar mostrando que apesar do nome do torneio ser Paulistano, o nível foi nacional.

O formato de disputa escolhido pela organização foi a Jam Session Ordenada, sistema inventado pela World Cup Skateboarding (WCS) que a CBSk utilizou no Myllys Skate Pro em João Pessoa/PB e no Ceará World Cup, em Fortaleza/CE.

No sábado, 24 de Julho, aconteceram as categorias Feminino 2 e Longboard. No Feminino 2, apenas 03 meninas participaram, mas mesmo assim o nível foi muito bom com destaque para a vitória de Suzana Vieira. Os longboarders voltaram a competir em um campeonato de street depois de anos, sendo que o último aconteceu na cidade de São Paulo, também havia sido organizado pelo Paulo Bassi da Ao Cubo na extinta pista da Skate House.

No Longboard aconteceram excelentes manobras com destaque para o FS Heel Flip na 45 do Douglinhas Barbosa, o FS Air muito alto saindo do wall ride do Michel Frederico, o BS Pivot to Tail no wall ride do Tomas Santos, o Fakie Flip to Disaster no transfer do Flávio Beg e BS Tail Slide no caixote do Renatinho Sales.

Já o domingo, 25 de Julho, ficou reservado para as categorias Old School onde os participantes levaram suas famílias e amigos para prestigiarem suas apresentações e deixar o evento num gostoso clima de picnic dominical. Mesmo com alguns inscritos não comparecendo talvez devido a facilidade de fazer a inscrição antecipada gratuitamente pela internet ou por problemas particulares de última hora, um bom número de skatistas compareceram para as disputas.

No Master apresentou-se manobras que contagiaram o público tais como o Nose Manual em cima do Caixote entre as 45 do Alessandro Ramos, o Blunt Slide despencando para fora da pista do Guilherme Rocha, os altos FS Ollies no canyon entre os quarterzinhos do André Cywinski, o BS Board Slide no corrimão do Adilson Aquino e as manobras técnicas do Jailson Siqueira.

Já no Grand Master o Pressure to FS Tail Slide no caixote do Marco Aurélio Cebola, o FS Rock Slide do Marcelo Alves, o FS Smith Grind na trave do Henrique Banana, o BS Disaster to Nose Blunt no quarterzinho do Rubens Sunab, o Nose Blunt drop no wall ride do Nilton Ataliba e o Half Cab Big Spin Reverse na 45 do Fábio Pen foram que levantaram os presentes dos seus lugares.

Para fechar o torneio aconteceu a categoria Legend com 07 skatistas quarentões misturando manobras de Street, Mini Ramp e Freestyle nas suas performances com destaque para a volta triunfal às competições de Wilson Neguinho e a dedicação de Marco Aurélio Jeff que depois de 03 tentativas concretizou seu BS Rock Slide no corrimão.

Na cerimônia de premiação muita festa principalmente para Marcelo Alves, campeão do Grand Master, vencendo seu primeiro campeonato de Skate de sua carreira com direito a 'cuecão' e tudo. A próxima etapa do Festival Paulistano de Skate acontece em 28 e 29 de Agosto no CEU Casa Blanca, Zona Sul da cidade de S. Paulo, com o Freestyle nas categorias Iniciante, Amador 1, Profissional e Legend mais o Game of S-K-A-T-E nas categorias Iniciante e Amador 2.

O Festival Paulistano de Skate é uma realização da Prefeitura da Cidade de São Paulo através de sua Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação, oficializado pela Confederação Brasileira de Skate (CBSk), cobertura da ESPN e programa Skate Paradise, promoção da revista CemporcentoSkate e organização Goforit Eventos e Ao Cubo.

Conta com colaboração da Balboa, Bones, DPR, Drop Dead, Evod!, Era Wear, Independent, Moska, Myllys, New Skate, Performance Nutrition, Santa Cruz, Skate Até Morrer, Thunder e Urgh!

Para ler a reportagem postado com os resultados gerais do Torneio Paulistano de Street clique aqui.

Notícias relacionadas
  • Gabriel Gomes, ss heelflip

    Equipe da Ex13Ny em Porto Alegre

    A equipe formada por Alex Carolino, Willian Truta, Rafael Dias, Gabriel Gomes e Daniel Mordzin faz primeira viagem da marca

    21/01/2009

    Leia
  • Marcelo Akasawa

    Linha de shapes da Mothafoton

    07/08/2013

    Leia
  • Vamo Andá?

    Vamo Andá?

    Veja o teaser do vídeo produzido pelo skatista profissional Ricardo Porva, que tem pré-estréia marcada para o dia 13 de setembro, no Cine Olido, em Sã

    10/08/2010

    Leia
  • Novo site da EFA Tênis

    Novo site da EFA Tênis

    O novo site da Efa Tênis está no ar para divulgar a coleção 2011. Veja vídeo

    23/03/2011

    Leia
Mais notícias

Para acessar com a sua conta do Facebook, é necessário que você esteja cadastrado no site.

Já sou Cadastrado! Cadastre-se

Para acessar com a sua conta do Twitter, é necessário que você esteja cadastrado no site.

Já sou Cadastrado! Cadastre-se