Fechar [X]

1º Festival de Cinema e Vídeo de Skate do Brasil

 False

Por Marcos Hiroshi

Curtir

04/08/2012

Entre os dias 14 e 20 de setembro será realizado o BR-1 Skate Film Festival - 1º Festival de Cinema e Vídeo de Skate do Brasil, no Cine Olido, em São Paulo. As inscrições para o festival já estão abertas e vão até o dia 4 de agosto (veja abaixo como se inscrever).

Alguns especialistas em vídeos de skate no Brasil, foram convidados para participar dessa comissão e curadoria do BR-1 Skate Film Festival, como cita uma das organizadoras do festival, Tânia Rodrigues: “A idéia surgiu o ano passado, quando um amigo meu o Fernando Rick (da Black Vomit filmes), me apresentou ao Alex Andrade, conversamos a respeito em fazer o festival sobre cultura de rua, arte urbana e sugeri para fazermos um festival sobre filmes e vídeos de skate em paralelo. Após algumas reuniões (inclusive a Cecilia Mãe já estava fazendo parte), fizemos algumas pesquisas e escrevi um projeto, mais infelizmente por falta de data e outros motivos, a idéia acabou sendo deixada em stand by. Mas a menos de um mês, conversei com a Valéria Blanco (Atti Comunicações) e ela havia conseguido com a prefeitura data para realizar o festival agora em setembro. E acabou me convidando para participar. Ela é super experiente na realização de festivais. Foi perfeito! Não acreditei que finalmente ia rolar! Fomos convidando outras pessoas pra participar como o (Anderson) Tuca, a Ceci (Cecilia Mãe), o (Fernando) Granja e o Wagner Profeta, além do Alex Andrade, e a Eliz (sócia da Valéria Blanco). Apesar de termos pouco tempo, estamos procurando ter o cuidado para fazer um festival bacana sobre vídeos e filmes de Skate!"

O paulista Anderson Tuca, um dos pioneiros na produção de vídeos de skate no Brasil, fala com animação sobre o convite de ser um dos curadores do festival: “O festival é uma iniciativa que traz longas, médias e curtas com seu tema principal o SKATE, isso vai mostrar ao público que prestigiar o evento a forma que o skatista enxerga as coisas, são diferentes pontos de vista que somente quem anda de skate e vive isso pode dizer, e ali uma parte disso vai estar presente nas obras. O espírito desse festival é uma das coisas que é base da minha vivência (os filmes e vídeos de skate) vivo isso há mais de 20 anos, e ser convidado para ser curador de uma iniciativa dessas é uma grande felicidade.” – finaliza Tuca, sobre sua participação no festival.

Outro experiente skatista e especialista em vídeos de skate, Wagner Profeta, fala sobre o festival: "Fui convidado junto com o Granja e o Tuca para fazermos a parte da seleção de videos, curtas e longas do festival. Ajudaremos na parte de convidar, selecionar novos e velhos videos em potencial que ninguém viu ou que já tenha visto, mas com um diferencial nas captações e edições. Acho que este primeiro festival por não ser competitivo, será bem educativo pra galera que pensa em começar a fazer ou que ja faz videos e filmes, além de só apertar o 'REC', também se interessar por outros meios de captação e editção, conhecer filme novos, etc..."


Informações sobre as inscrições do para o BR-1 SKATE FILM:
Poderão se inscrever filmes de até 30 minutos, finalizados entre os anos de 2010 e 2012 nos formatos DVCam, MiniDV, Blu-Ray e DVD. Os filmes inscritos serão analisados por uma Comissão de Seleção formada por profissionais do cinema e do skate. As inscrições são gratuitas e o festival não é competitivo.

Os interessados devem preencher uma ficha de inscrição com informações técnicas do filme e um termo de autorização, ambos disponibilizados no blog do Festival, Brskatefilmfestival.blogspot.com.br. Além disso, precisa encaminhar 2 (dois) DVDs do filme. É possível que realizadores e produtores inscrevam mais de um filme/vídeo no Festival.

A inscrição somente será aceita quando todos os documentos chegarem a direção do Festival. As despesas de envio das fitas são de responsabilidade do remetente.

O BR-1 Skate Film Festival exibirá, além dos filmes escolhidos pela Comissão de Seleção, curtas, médias e longas-metragens, nacionais e estrangeiros definidos pela Curadoria do Festival.

Para outras informações, os interessados devem entrar em contato através do email: brskatefilmfestival@gmail.com

 

Notícias relacionadas
Mais notícias

Para acessar com a sua conta do Facebook, é necessário que você esteja cadastrado no site.

Já sou Cadastrado! Cadastre-se

Para acessar com a sua conta do Twitter, é necessário que você esteja cadastrado no site.

Já sou Cadastrado! Cadastre-se