Fechar [X]

Apropriação na 2 Ases Skateshop

 False

Por CemporcentoSKATE

Curtir

01/08/2012

Algumas imagens que fazem parte da mostra multimídia, "Apropriação - Meu Centro é o Skate", estão expostas desde 14 de julho na 2 Ases Skateshop. 

As fotos de Homero Nogueira (que também foi curador da exposição) Attila Chopa, Fabio Bitão, Ivan Cruz, Alexandre Vianna, Eduardo Braz e Renato Custódio, enfocando o skate pelas ruas do centro da capital paulista, estarão expostas até o dia 20 de setembro. Nesta reedição (a primeira aconteceu na Sala Olido), algumas fotos estão disponíveis para venda.
 

Apropriação - Meu centro é o skateé uma exposição multimídia de arte contemporânea, originada a partir da visão intuitiva de skatistas, fotógrafos e videomakers que cresceram e passam boa parte de suas vidas nos arredores do local onde os jesuítas ergueram sua cabana de pau-a-pique em 1554, dando origem àquela que viria a se tornar a maior cidade do hemisfério sul. É o retrato de um movimento social, não de ruptura, revolucionário ou de luta de classes, mas sim de uma ação (a própria ação) de um grupo jovem que invade as ruas para estabelecer uma nova relação com a arquitetura pública e privada.

Urbano por essência, esse movimento encontrou, no centro de São Paulo, uma área imensa para ser desbravada. As ruas e praças tornaram-se pontos de encontro, e num segundo momento referências, graças a exposição em larga escala através da mídia especializada nacional e internacional ao longo do curso da história. Entre outros, o Largo São Bento, a Praça Roosevelt e os degraus marrons do Vale do Anhangabaú, locações familiares aos skatistas do mundo todo.

Com olhar transformador e utilizando um meio de transporte não poluente, adaptável a diversas situações e possível de ser utilizado por pessoas das mais diferentes habilidades, o skatista se integra ao centro de São Paulo (imperfeito e por diversas vezes proibido para o skate) de forma criativa, usando a cidade pra um fim diferente do qual ela foi inicialmente projetada. 

Com a consolidação da prática no Brasil (em 2011, aproximadamente 4.000.000 de skatistas), os espaços públicos centrais de São Paulo, e sua beleza muitas vezes difícil de ser entendida, são parte indissociável da memória afetiva de toda uma geração e do imaginário daqueles que acreditam serem capazes de dominar cada inclinação, deslizar sobre um degrau e encontrar seu lugar dentro de um dos principais espaços urbanos do skate brasileiro.

Muito além da efemeridade de manobras, as realizações perenes que se constatam são laços de amizade, histórias de ídolos anônimos e heróis desconhecidos, destinos se cruzando e vidas se transformando a cada encontro. Personalidades que encontram seu equilíbrio nas históricas ruas, vielas e avenidas, num movimento de apropriação pacífica de ambientes coletivos e do mobiliário urbano no centro da capital paulista.

Localização:
2 Ases Skateshop
Rua Mourato Coelho, 487
2ases.com.br

Notícias relacionadas
Mais notícias

Para acessar com a sua conta do Facebook, é necessário que você esteja cadastrado no site.

Já sou Cadastrado! Cadastre-se

Para acessar com a sua conta do Twitter, é necessário que você esteja cadastrado no site.

Já sou Cadastrado! Cadastre-se