Fechar [X]

Garotas quebram recorde no Skate Feminino Brasileiro

Foto: Rodrigo Kbça False

Por Renata Paschini e Carla Mata

Curtir

05/02/2018

O Campeonato Brasileiro de Skate Feminino, VANS "OFF DE WALL", foi realizado pela AFSK -  Associação Feminina de Skate neste sábado, dia 03 de fevereiro de 2018, na tradicional pista de skate São Bernardo do Campo, reunindo 101 competidoras para a disputa do titulo de CAMPEÃ BRASILEIRA, válido para o ano de 2017.

O evento superou sua ultima edição, em 2016, em número de participantes. Na edição passada houve um recorde mundial de 75 atletas, neste sábado, quebramos nosso próprio recorde. O público compareceu em massa para completar a festa!

A natureza também estava na festa, com sua garoa, chuva, tudo era feminino nesse sábado histórico. Quando a garoa se apresentava, o evento era pausado, mas tudo foi tão bom que teve espaço para todas. A garra das skatistas vindas de diversos Estados do Brasil brilhou mais forte e fizemos o maior evento de skate feminino do planeta pela segundo ano consecutivo.

Após toda visibilidade que o skate feminino alcançou nos últimos dias, esse evento veio para confirmar o crescimento do skate feminino na história do esporte. A AFSK tem investido tempo e esforços para consolidar esse processo de inclusão do skate feminino no calendário nacional do esporte. Graças a participação de todos, nossos esforços tem ultrapassado as fronteiras e estamos fazendo a história do skate mundial ganhar novos rumos.

No Brasil o skate tem uma organização bem avançada. Temos entidades formadas por esportistas que participam de todo o processo de gerenciamento e organização do esporte. Temos categorias bem mais organizada, com separação por nível técnico e idade, o que tem servido de estimulo para participação de mais competidoras.
A competição foi dividida nas categorias Street: Feminino 1, Feminino 2, Feminino Infantil e Feminino Master. BANKS: Feminino 2, Feminino Infantil e Feminino Master.

No Tribanks rolou uma competição especial para a categoria Feminino Open no formato Jam Session com 3 voltas valendo a melhor. O Street seguiu o formato Jam Session ordenada e para a modalidade Banks, linha com duas voltas de 45 segundos valendo a melhor.

A categoria infantil foi um show a parte! Pequenas atletas cheias de charme e estilo fizeram suas apresentações, algumas com o auxilio dos familiares, papais e mamães skatistas e não skatistas davam todo apoio e assistência a suas meninas, e elas mostraram que o futuro promete! A campeã do Banks infantil Maria Luiza Romano, de São Paulo, se divertiu muito na pista, mostrando todo seu potencial, com manobras técnicas que saiam com muita naturalidade. Parece que ela já nasceu sabendo.

A categoria Master é uma mistura de mães, skatistas, amantes do esporte e competidoras. No Street, a campeã foi Janaina Morais de Minas Gerais. Ela inovou nas manobras, elevou muito o nível técnico e realmente foi o destaque da categoria. Em segundo lugar ficou Georgia Fuzer e em terceiro Priscila Morais, ambas de São Paulo.

Na categoria Banks Feminino 2, Maria Eduarda Nocera de São Paulo foi um show. Seu amor pelo skate falou mais alto, mesmo saindo de uma lesão, ela arriscou tudo e fez bonito para ser parte dessa história do skate feminino brasileiro.

Na Banks Master, as competidoras também mostraram toda sua raça, força, coragem e detonaram! Teve a estreante, Camila Alves, ficando com a terceira colocação. Teve a Alê Esteanofi, skatista experiente saindo de um problema de saúde e ficando em segundo lugar. Ela praticamente saiu do hospital para o campeonato. E teve também a campeã, Ariane Peres, mudando de modalidade e consolidando sua trajetória no skate feminino.

A competição do Street Feminino 2 surpreendeu a todos. Juízes não acreditavam ver iniciantes executando manobras de alto nível técnico. A estreante desse nível era Rayssa Leal, a Fadinha de Imperatriz/MA. Fadinha é um prodígio, só tem 10 aninhos, mas não está no skate a passeio. Ela ganhou a competição no Feminino 2 e mostrou pra todos que skate não tem idade.

Eram 34 inscritas neste nível, meninas de todas as idades, algumas estreando em competições nacionais, mas todas muito focadas em participar e mostrar que skate é esporte de habilidade e não de força. Giovana Silva ficou em segundo lugar, e Thais de Oliveira em terceiro, ambas de São Paulo. Nessa categoria, tivemos a participação de competidoras de outras regiões do Brasil, o Nordeste esteve representado pelos estados do Piauí e Maranhão.

O Street Feminino 1 mostrou uma crescente evolução e que temos atletas com potencial para as disputas nas Olimpíadas. Tivemos atletas overall competindo em duas modalidades e enriquecendo o evento. A campeã foi Vitória Mendonça, seguida por Virginia Fortes Águas, em segundo, ambas são do Rio de Janeiro. Em Terceiro ficou Telma Cursino de São Paulo. Todas fazendo manobras de nível olímpico, flips, manobras de corrimão, de borda, de gap. As linhas muito técnicas demonstravam todo potencial que as mulheres tem para qualquer esporte, especialmente para o skate, que é muito apaixonante e desafiador.

Agora, o ápice da festa foi realmente a competição do Feminino Open no Tribanks que aconteceu depois de muita garoa. A chuva havia impedido a realização da fase final das categorias Feminino 1 e 2 do Street. Ficou valendo o resultado da fase eliminatória. Pensou-se em adiar o evento, mas na hora certa, o sol resolveu aparecer e aqueceu literalmente a apresentação das atletas.

E como explicar a evolução desta nova geração de vertical girls? Dora Varella foi realmente a grande campeã. Manobras de elevado grau de dificuldade como smiths, feable, frontside rock no fundo do equipamento foram apenas algumas das manobras por ela executadas.

Destaque para Victoria Bassi de apenas 8 anos de idade que não se intimidou com o tamanho do equipamento e destruiu bordas e carvings ficando com a terceira colocação. Isadora Pacheco de Santa Catarina ficou em segundo e a campeã foi a Dora Varella, que é um experiente competidora, apesar da pouca idade. Dora tem no currículo várias vitórias internacionais, e cada dia vem consolidando sua trajetória no skate.

Obrigada a todos que apoiaram este feito. Agradecemos especialmente a comissão técnica e  equipe de voluntários que trabalharam nos bastidores do evento, mobilizados para que esse momento fosse uma grande festa. Toda festa exige muito trabalho e dedicação para poder acontecer e a equipe manteve a união, conseguindo contornar todos os imprevistos.

Agradecemos ao público que compareceu, as mulheres competidoras que eram as “donas da festa”, a Vans e aos demais patrocinadores que acreditaram no projeto e tem investido no skateboard feminino brasileiro de forma crescente e constante. A mídia especializada que fez a cobertura e divulgação do evento. A prefeitura de São Bernardo do Campo - SP e suas Secretarias de Esporte e Lazer e Cultura, pelo comprometimento com as politicas públicas para o esporte. E a todos os homens e mulheres que trabalharam no esporte, mostrando que a união e a paixão pelo skate é o nosso grande diferencial.

Parabéns as campeãs e a todos que fazem o skate feminino mais forte a cada dia. Ninguém é campeã sozinha, pra essa festa acontecer teve muito trabalho nos bastidores e só foi possível porque vocês todas vieram participar. A AFSK agradece cada pessoa que de forma direta ou indireta ajudou o skate feminino brasileiro chegar até aqui e conseguir essa marca histórica.

Resultado Final do Campeonato Brasileiro de Skate Feminino 

STREET FEMININO 1
1.Vitória Mendonça Eugênio - RJ
2.Virgínia Fortes Águas - RJ
3.Telma Cursino Rodrigues - SP

STREET FEMININO 2
1.Rayssa Leal - MA
2.Giovana Silva Dias - SP
3.Thais de Oliveira Ramos - SP

STREET MASTER 
1.Janaina Renata de Almeida de Morais - MG
2.Geórgia Fuzer - SP
3.Priscila Morais - SP

STREET INFANTIL 
1.Luiza Oliveira da Gama - SP
2.Emanuelle Constantino - SP
3.Luana Santarém de Oliveira Luz - PR

BANKS FEMININO 2
1.Maria Eduarda Nocera -SP
2.Carolina Leite de Campos - SP
3.Nathaly da Silva José - SP

BANKS FEMININO MASTER 
1.Ariane Peres - SP
2.Alexandra Estaenofi - SP
3.Camila Alves do Nascimento - SP

BANKS FEMININO INFANTIL 
1.Maria Luiza Romano - SP
2.Daniela Morato Hergert - SP
2.Isabella Santos Wildner de Medeiros - SC

TRIBANKS OPEN GIRLS 
1.Dora Varella - SP
2.Isadora Pacheco - SC
3.Victoria Bassi - SP


Agradecimentos: SECRETARIA DE ESPORTES E LAZER E SECRETARIA DE CULTURA DA PREFEITURA DE SÃO BERNARDO DO CAMPO, AMEE, ANARQUIA, ARCANJO, AROMAGIA, BIOLEVE, BM JÓIAS, DEAL, ECOPRINT, ELEMENT, GSHOCK, MELANCIA, MINAS NO SKATE, NIGGLI PADS, RATTRAP, RATUS SKATE SHOP, RED NOUSE, SIX GIRLS, TRAXART, THE HOUSE, URGH, VERTICAL, TV NAS RUAS, GO CHANEL, EU SOU SKATISTA, O HOTEL HETRÓPOLIS, SKATE HOUSE, JUMP THE GAP, CBSK, FPS, TRIBO SKT, CAMPEONATOSDESKATE.COM, 100% SKATE, CANAL OFF.

 
 
Notícias relacionadas
Mais notícias

Para acessar com a sua conta do Facebook, é necessário que você esteja cadastrado no site.

Já sou Cadastrado! Cadastre-se

Para acessar com a sua conta do Twitter, é necessário que você esteja cadastrado no site.

Já sou Cadastrado! Cadastre-se