Fechar [X]

Motorista que atropelou skatistas em SP apresentou-se à policia

Reprodução TV Globo False

Por Armen Pamboukdjian - da redação

Curtir

26/06/2017

O motorista do veículo Ford modelo EcoSport que atropelou diversos skatistas na Rua Augusta, no último domingo, 25, durante as comemorações do Dia Internacional do Skate (Go Skateboarding Day) na cidade, se apresentou à polícia.

José Iriovaldo Ferreira, de 55 anos, alegou que acelerou seu veículo porque teve o temor de ser linchado pela multidão de skatistas. 

Veja o momento, abaixo:


Ele se apresentou no 4º Distrito Policial, na Consolação, no começo da tarde desta segunda-feira (26), de acordo com o site de notícias G1. Ainda segundo a reportagem, o delegado Roberto Pacheco, responsável pela investigação do caso, confirmou que o proprietário do veículo é quem dirigia no momento da sequência de atropelamentos que foi registrada por diversas testemunhas.

Na matéria, o delegado declara que na versão do motorista, ele relata que a Rua Augusta não estava interditada e, ao acessar a via, atingiu um skatista por engano. "Após colher o primeiro skatista com seu veículo, ele apavorou-se porque o carro todo começou a ser apedrejado. Ele estava com a mãe no veículo e mais um amigo. A mãe já com idade, 80 e poucos anos, e os vidros e o carro começaram a receber amalgamentos. Os vidros quebrados e ele ficou com medo de parar e ser linchado", contou o delegado.

Os vídeos se espalharam pela internet, uma vez que milhares de skatistas participavam do evento, que tem sua data oficial em 21 de junho. O caso chocou as redes sociais e logo apareceram informações sobre o motorista. Endereço, telefone, nome da empresa e do próprio motorista do veículo circulavam pela internet horas após o ocorrido, com base em pesquisas do número da placa do veículo.


Ferreira trabalha na Secretaria de Saúde do município de Itapevi, na região metropolitana de São Paulo. Ao lado de advogados, o motorista se apresentou à polícia para prestar depoimento. Ele deve ser indiciado por lesão corporal dolosa, fuga do local de crime e periclitação de vida.


Entenda o caso:

No último domingo, dia 25 de junho, os skatistas de São Paulo saíram às ruas para comemorar o Dia Internacional do Skate. A data oficial do evento é no dia 21 de Junho, quando passou a ser comemorada à partir de 2004 em todo o mundo. De acordo com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), algumas vias do centro da cidade, às quais tradicionalmente os skatistas utilizam no percurso, já estavam bloqueadas.

A organização do Go Skateboarding Day de São Paulo começou a ser feita por uma associação há 3 anos, quando os organizadores anteriores deixaram de participar do evento, por conta do fim da marca de skate que subsidiava e patrocinava o evento.

A organização deste ano previa encontro no Vão Livre do MASP, na Avenida Paulista, de onde, após a concentração, os skatitas desceriam a Rua Augusta à partir das 10h30min com destino ao Vale do Anhangabaú, local onde já estavam montadas as estruturas para alguns shows e para a exibição de um vídeo, que não aconteceu.   

Porém, um grupo de skatista partiu antes do previsto pela organização e, durante a descida pela rua Augusta, o grupo deparou-se com um veículo da marca Ford, de modelo EcoSport, que passou em alta velocidade e começou a atropelar os skatistas que estavam descendo à via. Ao todo cinco pessoas foram atingidas com mais seriedade e levadas ao Pronto-Socorro da Santa Casa e da Lapa. Felizmente, todas já tiveram alta.

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) informou que interditou vias para a passagem dos skatistas. A estimativa dos organizadores era de que 20 mil pessoas participassem do evento, superando o público de 15 mil, registrado na edição de 2016.

Depois do acidente, ainda na noite do domingo, skatistas e ciclistas protestaram na Avenida Paulista. Eles levaram faixas e cartazes para chamar a atenção sobre violência no trânsito. 

Imagens das câmeras de segurança da rua Augusta foram obtidas pelo G1 e mostram mais um trecho da confusão (veja abaixo):

 

Não se sabe se algo nos momentos que antecedem essas imagens obtidas pelo jornal. 

Vamos torcer para que este caso seja esclarecido e que haja cada vez mais conscientização e harmônia no trânsito das grandes e pequenas cidades.

Com informações de G1 - http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/dono-dirigia-carro-que-atropelou-skatistas-na-augusta-diz-policia.ghtml

 
Notícias relacionadas
Mais notícias

Para acessar com a sua conta do Facebook, é necessário que você esteja cadastrado no site.

Já sou Cadastrado! Cadastre-se

Para acessar com a sua conta do Twitter, é necessário que você esteja cadastrado no site.

Já sou Cadastrado! Cadastre-se