Fechar [X]

Perimetrava

Pamela Rosa - bs crooked - Foto: Rodrigo Porogo False

Por Divulgação

Curtir

09/08/2016

Gabriel Fortunato, Yuri Facchini e Pamela Rosa desembarcaram no Rio de Janeiro para conhecer e andar, pela primeira vez, na obra Perimetrava Rio Ramp Design, que está sendo finalizada. A escultura skatável, que ocupa a Praça Marechal Âncora, no Centro do Rio, faz parte da 3ª Mostra Internacional OiR - Outras Ideias para o Rio - e será aberta ao público no dia 14 de agosto.
 
“Foi muito divertido andar na escultura! E por ela estar pertinho da Praça XV, que já é um pico icônico no Rio, tenho certeza que a galera vai curtir”, afirma Gabriel Fortunato.   Já Pamela Rosa ressaltou a união do esporte com arte: “Eu nunca tinha andado em uma escultura skatável antes. É muito bacana ter um projeto que une arte com o skate”. Yuri Facchini reforçou ainda que “o mais legal é que você pode usar sua criatividade para andar de skate na escultura. Em cada uma das partes dá para explorar um jeito diferente”.

**Veja as fotos ao final da página, por Rodrigo Porogo.
 
 
Perimetrava Rio Ramp Design
 
A Perimetrava Rio Ramp Design foi criada pelo coletivo AVAF (assume vivid astro focus), formada pela dupla de artistas Eli Sudbrack (Rio de Janeiro) e Christophe Hamaide Pierson (Paris).
 
A obra remete à demolição do Elevado da Perimetral e à vasta área de circulação de pedestres que ali se abriu. Como a região é também um lugar já tradicional para prática do skate, a ideia foi abarcar essas duas utilizações naturais do espaço por meio de esculturas que servem para andar de skate, como também para área de descanso para os transeuntes.
 
É uma maneira de relembrar a perimetral, para que a memória das agressões que a cidade sofre não seja esquecida e repetida. Algo reforçado pela própria linguagem do skateboarding, uma atividade que tem em sua essência a ideia de apropriação de espaços abandonados ou subutilizados, transformando-os em símbolos indiscutíveis de liberdade e otimismo. Essa obra foi desenvolvida em parceria com a equipe do Rio Ramp Design, especializada em projetos e construção de skateparks, e que possui forte ligação com as artes urbanas.
 
 
OiR Play
 
Batizada de OiR PLAY, a terceira etapa do projeto radicalizou ainda mais sua interação com a cidade ao apresentar três intervenções artísticas conectadas com esportes e que dependem essencialmente da interação do público para ganhar sentido. Um muro que ao ser percutido em movimento reproduz a Nona Sinfonia de Beethoven (Leandro Erlich); uma intrincada estrutura em bambu que permite ser escalada e explorada de diferentes maneiras (Mana Bernardes); e uma incomum obra skatável que convida a novas manobras (coletivo AVAF) foram instaladas, respectivamente, no Parque de Madureira, na Praça do Ó (Barra da Tijuca) e na Praça Marechal Âncora (Centro). Com patrocínio da Nike e curadoria de Marcello Dantas, o evento integra a programação cultural paralela aos Jogos do Rio.
Notícias relacionadas
Mais notícias

Para acessar com a sua conta do Facebook, é necessário que você esteja cadastrado no site.

Já sou Cadastrado! Cadastre-se

Para acessar com a sua conta do Twitter, é necessário que você esteja cadastrado no site.

Já sou Cadastrado! Cadastre-se