Fechar [X]

Seleção Brasileira de Skate será formada para Tóquio-2020

Reprodução: SLS False

Por Armen Pamboukdjian - Da Redação

Curtir

13/03/2018

Nesta semana, a Confederação Brasileira de Skate anunciou uma parceria com a empresa Rio de Negócios e que viabilizará a junção do Calendário Brasileiro de Skate com o da plataforma Skate Total Urbe (STU).

O que isso significa? De acordo com o comunicado de imprensa divulgado, "a plataforma STU tem o objetivo de garantir um calendário de competições de skate a ser realizado no Brasil".

E este calendário que o comunicado se refere já tem início com o STU QS 2018 e contemplará as 10 principais etapas do Calendário Brasileiro de Skate da CBSk, nas modalidades Street e Park, masculino e feminino e que será a principal competição nacional a somar pontos para o ranking da Confederação, que formará a Seleção Brasileira de Skate de 2019. 

 

Sim, você leu corretamente. Será formada a Seleção Brasileira de Skate.

 

Farão parte dessa seleção quatro atletas masculinos e quatro femininos de cada modalidade (Street e Park), totalizando 16 skatistas. Em 2018, a escolha dos skatistas integrantes da Seleção Brasileira será feita exclusivamente através do comitê técnico e será anunciada pela CBSk em Abril.

Fazia tempo que o Brasil precisava ter uma posição de destaque no circuito dos grandes eventos internacionais, já que temos grandes nomes e campeões mundiais em várias modalidades. Além do mais, atualmente, com a entrada do skate nos Jogos Olímpicos, a gente precisa ter um calendário forte de competições das modalidades olímpicas, Street e Park e conseguimos isso com a viabilização da plataforma STU, que dará espaço para muito mais skatistas brasileiros e também será o principal critério para formar a nossa seleção brasileira”, diz Bob Burnquist, Presidente da CBSk.

Das cinco etapas de cada modalidade, quatro serão qualificatórias e acontecerão em diferentes meses e Estados do país. Já a quinta e última etapa de ambas modalidades, será realizada em novembro, no Rio de Janeiro, no Oi STU OPEN 2018, onde serão conhecidos os integrantes da Seleção Brasileira de Skate do próximo ano. Todas as etapas do Calendário Brasileiro de Skate terão premiação em dinheiro, com valores a serem confirmados antecipadamente a cada etapa.

Porém, algumas regras se fazem obrigatórias com a condição de 'esporte olímpico' que o skate -nascido nas ruas e concebido na contra-cultura- passa a carregar, como a questão do doping.

Seguindo as regras da ABCD (Autoridade Brasileira no Controle de Dopagem), o controle de dopagem será solicitado no momento da inscrição em cada etapa do Calendário Brasileiro de Skate e caberá à/ao skatista, o preenchimento e envio das informações ao órgão responsável.


Outra regra que certamente deverá ser seguida é questão dos uniformes que serão usados pela Seleção Brasileira de Skate. Os pormenores ainda não foram esclarecidos especificamente pela CBSk. Existem as questões dos patrocinadores dos skatistas e da vestimenta adequada. Em relação à isso, fomos informados que, em bereve, todas essas dúvidas serão sanadas.

É inegável que desde que Bob Burnquist assumiu a presidência da CBSk, muita coisa mudou e também aconteceu. A legitimação da CBSk pelo Comitê Oliímpico Brasileiro, o Ministério dos Esportes e a World Skate também reconheceram a entidade. E agora começa a preparação para os Jogos Olímpicos de Tóquio em 2020.
 

Etapas do STU QS 2018


Março:
16 a 18 - Oi STU QS Street - Rio de Janeiro / RJ


Maio:
11 a 13 - STU QS Park - Florianópolis / SC

25 a 27 - STU QS Park - Porto Alegre / RS


Julho:

27 a 29 - STU QS Street - São Luis / MA


Agosto:

10 a 12 - STU QS Park - São Paulo / SP

10 a 12 - STU QS Street - São Paulo / SP


Setembro:

21 a 23 - STU QS Park - Brasília / DF


Outubro: 26 a 28 - STU QS Street -  Fortaleza / CE


Novembro:

14 a 18 - Oi STU OPEN - Rio de Janeiro / RJ



*Parcerias

A Oi assina o naming rights do Oi STU Open 2018 e da primeira etapa do Oi STU QS Street, ambas no Rio de Janeiro e a Vans adquiriu a cota Apoio da plataforma.

 
 
Notícias relacionadas
Mais notícias

Para acessar com a sua conta do Facebook, é necessário que você esteja cadastrado no site.

Já sou Cadastrado! Cadastre-se

Para acessar com a sua conta do Twitter, é necessário que você esteja cadastrado no site.

Já sou Cadastrado! Cadastre-se